O engenheiro Geraldo Macedo queria uma lancha de madeira, mas não encontrou nenhuma que o agradasse. Resolveu, então, construir uma, a partir de um projeto da internet.
No que mais poderia resultar um engenheiro apaixonado por barcos e cujo hobby são os trabalhos manuais? Só podia dar na construção de um barco. E deu. Anos atrás, o engenheiro Geraldo Macedo bem que vasculhou as lojas náuticas à procura de uma lanchinha que o agradasse. Mas não encontrou nada. “Resolvi, então, construí-la eu mesmo”. E assim nasceu o barco aí de cima.
Velejador das antigas e ex-dono de um veleirinho Fast 230 — que, inclusive, vendeu para começar a empreitada de construir seu próprio barco —, Geraldo queria uma lanchinha simples, de madeira, que tivesse casco com boa estabilidade, costado alto e muito espaço a bordo, de forma que pudesse ter cadeiras de verdade e um timão como os dos antigos navios.
Após varar noites navegando na internet, encontrou um site americano especializado em barcos de madeira, com uma ótima oferta: o projeto de um casco clássico, de 20 pés, com motor de popa e proa fechada, por apenas US$ 200. “Gostei. Mas só bati o martelo depois de ver que os desenhos das cavernas do casco eram na escala 1:1, porque isso facilitaria muito a construção do barco.”
Depois, decidiu que iria prolongar a plataforma de popa em um metro, porque queria esconder o motor de popa dentro do casco, para ficar com a aparência de um centro-rabeta. “Essa adaptação não prejudicou o centro de gravidade nem as manobras, porque rebaixei o motor em 20 milímetros. Pouca coisa, mas fez muita diferença”, explica.
Na construção, Geraldo usou apenas cedro rosa, um tipo de madeira bem resistente à umidade e fácil de trabalhar. “Não usei nenhuma grande ferramenta elétrica de mesa. Foi tudo feito manualmente”, orgulha-se. Hoje, não esconde o prazer de falar da lanchinha que levou quatro anos para terminar, mas que ficou do jeito que ele queria. “Já me disseram que ela tem um estilo fora de moda, mas, para mim, o que importa é que ela confortável e navega que é uma beleza”, resume.
Para saber como ele fez, clique aqui.
Fonte: Náutica Online.