O domingo de sol e vento leste, de 6 a 12 nós, permitiu a realização de três boas provas para finalizar o Campeonato Sul-Americano Transpetro da Classe Star 2012.
O Campeonato Sul-americano Transpetro da Classe Star, que terminou ontem (domingo) na Marina Verolme, em Angra dos Reis (Rio de Janeiro), consagrou a volta de um starista à classe e aos pódios do monotipo olímpico mais prestigiado da Vela mundial: Marcelo Fuchs, 50 anos, que ficou cinco anos afastado do Star e há oito meses comprou o barco do campeão mundial Alan Adler e, junto ao experiente proeiro Ronie Seifert, voltou a velejar na classe. "O Alan comprou um barco para ir correr o mundial e acabou não usando, estão eu comprei dele e comecei a velejar sem muitas pretensões" contou o novo campeão sul-americano, acrescentando que "o barco estava um foguete e apesar de não ganharmos nenhuma regata, fizemos uma boa média e, no final, por um ponto conquistamos o título", disse o incrédulo campeão que mesmo com a súmula oficial na mão, ainda não acreditava na vitória.
Curiosamente o proeiro de Fuchs, Ronie Seifert, sagrou-se bi-campeão sul-americano já que no ano passado, em Mar del Plata, na Argentina, ganhou o título ao lado de Lars Grael. Por sua vez, Lars Grael, ao lado do novo parceiro, Samuel Gonçalves, foi o vice-campeão em Angra apenas um ponto atrás do antigo proeiro e vencendo no critério de desempate a dupla Peter Ficker e Renato Moura. "Foi um campeonato que nós não merecíamos ganhar. Fizemos a escolha de velas errada, cometemos alguns erros na água e o resultado foi justo. O mais bacana é que o campeonato foi tão parelho que nas seis regatas houve seis vencedores diferentes e no final, o campeão foi quem teve a melhor média e não venceu nenhuma regata", pontuou Lars. Para Peter Ficker, também medalhista olímpico de bronze, "o campeonato foi ótimo. Angra é um paraíso, a Marina Verolme é fantástica e a organização do ICRJ foi excelente também. Apesar dos ventos mais fracos nos primeiros dias, no final corremos seis das oito regatas previstas e saímos todos satisfeitos".
Classificação final:
1 - Marcelo Fuchs e Ronald Seifert - 17 pontos perdidos (2+[8]+2+3+3+7)
2 - Lars Grael e Samuel Gonçalves - 18 pp ([11]+3+4+5+1+5)
3 - Peter Ficker e Renato Moura - 18 pp (4+4+5+4+[11]+1)
4 - Alessandro Pascolato e Henry Raul Boening - 19 pp. (5+1+3+[8]+6+4)
5 - Eduardo Penido e Mario Trindade - 22 pp ([9]+5+6+1+2+8)
6 - Gastão Brun e Gustavo Kunze - 23 pp (3+2+9+2+7+[13DNF])
7 - Fabio Bruggioni e Marcelo Sansone - 24 pp ([7]+7+1+6+4+6)
8 - Arcellio Moreira e Antonio Moreira - 26 pp (1+[12]+8+10+5+2)
9 - Admar Gonzaga Neto e Alexandre Figueiredo de Freitas - 35 pp. (8+9+[12]+7+8+3)
10 - Claude Bonani(EUA) e Manolo Bunge(ARG) - 45 pp (6+[10]+10+9+10+10)
11 - Renato Cunha Faria e Pedro Trouche - 49 pp (10+6+7+[13DNF]+DNC+DNC)
12 - Cesar Rodrigues Alves e Andre Serpa - 51 pp ([12]+11+11+11+9+9)
fonte: Revista Náutica.