A Sterling Yachts, representante da austríaca Steyr Motors, traz para o Brasil um tipo de motor de funcionamento híbrido (diesel-elétrico).
A Sterling Yachts, representante da austríaca Steyr Motors, fabricante de propulsores marítimos, traz para o Brasil um tipo de motor de funcionamento híbrido (diesel-elétrico) na lancha de passeio Sterling Legend 28 Hybrid, modelo que a equipe da Grupo 1 Editora testou na Represa de Guarapiranga, em São Paulo.
Já exposta no São Paulo Boat Show em 2011, a novidade nesta lancha é definitivamente seu mecanismo híbrido. Quais são as vantagens? Em primeiro, a segurança, pois, caso ocorra algum problema durante a navegação com o motor principal, que é a diesel e tem 280 cavalos de potência, pode-se acionar o motor auxiliar elétrico de 15 hp, considerando que se esteja afastado, no máximo, a 10 milhas do destino, já que a autonomia do modelo é de 2h30.
Outro ponto positivo do motor diesel-elétrico da Steyr diz respeito ao banco de baterias especial, que, além de alimentar o motor elétrico, também pode fornecer energia para equipamentos de bordo, incluindo um pequeno condicionador de ar. Este banco de energia suplementar pesa 200 quilos e é composto por quatro baterias de 200 Ah cada, ligadas em série para gerar 48 volts.
O modelo híbrido custa 9 % a mais que a mesma lancha com motor diesel e 63% a mais em relação ao modelo mais simples do estaleiro, que custa cerca de R$ 230 mil e tem motor V8 de 260 HP a gasolina. Porém, a relação custo-benefício é interessante, já que a híbrida sai 6% mais em conta, se comparada a uma lancha que tenha dois motores a diesel de 220 HP cada e um gerador.
Instalada em Jaguariúna, São Paulo, a Sterling Yachts segue a norma ABYC (American Boat & Yacht Council) e utiliza material certificado na laminação da lancha Sterling Legend 28 (híbrida, a diesel e a gasolina) e na fabricação dos trawlers em fibra de vidro. Para mais informações, acesse o site do estaleiro.
fonte: Guia de Barcos.