A primeira coisa que passa pela cabeça quando se quer melhorar o desempenho de uma lancha é trocar o motor.
Claro que isso ajuda, mas custa no bolso e nem sempre resolve o problema. Por isso, antes de decidir pela simples troca da motorização, vale a pena considerar alternativas bem mais simples e, principalmente, mais baratas, que podem fazer sua lancha navegar melhor e mais rápido.
Siga 10 truques para navegar mais rápido:
1- Veja se não há cracas nem limo no casco.
Se houver, limpe tudo: casco, eixo, leme, etc. Esses parasitas da água criam arrasto, "freando" o barco. Numa lancha de médio porte, com propulsão de eixo e pé-de-galinha, incrustações no casco reduzem a velocidade em, pelo menos, 20%. E, às vezes, até impedem o planeio.
2- Alinhe bem o eixo da propulsão.
Barcos com propulsão tipo eixo e pé-de-galinha precisam ter o eixo muito bem alinhado com o motor, para reduzir ao máximo a vibração, pois ela também provoca perda de potência.
3- Não leve mais do que o necessário nos tanques.
Combustível e água pesam um bocado. Por isso, carregue o necessário para o passeio, acrescido de uma reserva de cerca de um terço. Quem navega sempre com o tanque cheio ganha tranquilidade, mas perde velocidade.
4- Mantenha os hélices em bom estado.
Hélices danificados, por menor que seja o dano, forçam o sistema de propulsão, geram vibração e roubam velocidade. Se eles sofrerem qualquer deformação, mande repará-los e balanceá-los. Se o caso for mais grave, troque por novos.
5- Ajuste o passo do hélice.
Hélices fora do passo prejudicam a performance e podem até danificar o motor. Se a rotação não atingir a máxima prevista, é sinal de que o passo está muito longo. Se, ao contrário, passar da máxima, é porque ele está curto. Nos motores de popa, a rotação varia cerca de 200 rpm para cada polegada no passo.
6- Distribua bem o peso a bordo e não exagere.
Quanto mais leve, mais rápido. Então, retire os supérfluos. Se a lancha for pequena, o peso mal distribuído e deixará desequilibrada e lenta. Concentre o peso no centro, um pouco atrás da meia-nau.
7- Não deixe a popa afundar demais.
Para erguer a popa do barco e assim diminuir o arrasto, use flapes fixados no espelho de popa. Quando se abaixam os flape, a popa ergue e o barco passa a navegar na posição normal, portanto, com maior velocidade.
8- Posicione bem o motor.
Barcos com motor de popa ou centro-rabeta atingem seu melhor desempenho à medida que se ergue a proa e reduz a área de contato com a água. Mas isso precisa acontecer na medida certa, sem que o motor levante demasiadamente, para o hélice não ventilar.
9- Equipe a lancha com um jack plate.
O jack plate serve para erguer o motor de popa verticalmente, diminuindo o atrito do hélice e da rabeta com a água, sem, contudo, alterar o trim da lancha. É um ótimo e simples recurso.
10- Recolha a capota, sempre que possível.
Capotas protegem bem contra o sol e a chuva, mas impedem que o barco atinja maiores velocidades, porque, quando abertas, aumentam a resistência ao ar. Se você quiser navegar mais rápido, ande com ela fechada ou recolha sempre que puder.
Com colaboração de NÁUTICA SUDESTE.
Fonte: Náutica Online