Empresa apresentará os lançamentos para o público brasileiro durante o São Paulo Boat Show 2013, em outubro.
Quem visitar o São Paulo Boat Show 2013, em outubro, no Transamérica Expo Center, poderá conhecer em primeira mão as novidades que a empresa sueca Volvo Penta acaba de lançar. Os lançamentos são da linha de motores a diesel, motores a gasolina e acessórios.
A nova geração dos motores a diesel da série D11 da Volvo agora tem três modelos – o D11-725, D11-670 e o D11-625. O mais potente é o D11-725, que ganhou 55 hp a mais do que versão atual do motor.
Os aprimoramentos nestes novos motores começaram no sistema de admissão de ar, com a inclusão de novos tubos compressores de alto rendimento, que proporcionam alto torque já em baixasrotações, novos filtros de ar para deixar estes motores ainda mais silenciosos e a inclusão de aftercooling mais eficientes, capazes de resfriar maior quantidade de ar para a combustão.
Outro benefício desta nova geração de motores da Volvo diz respeito à emissão de poluentes – os propulsores de seis cilindros e 11 litros atendem as normas ambientais mais rigorosas do Hemisfério Norte. Estas normas, previstas para regular o setor em 2014, determinam que os motores a diesel emitam 40% menos de material particulado e 20% menos de nitrox (NOx) em relação ao padrão atual.
Com o lançamento dos novos motores Volvo, surgiram também as novas propulsões IPS 800 e IPS 950, equipadas respectivamente com os D11 de 625 e de 725 hp. A característica principal da IPS é o alto rendimento, já que cada unidade tem rabetas com hélices contra-rotantes voltados para a frente do barco como nos aviões.
A Volvo também tem novidade no segmento de motores a gasolina. A empresa lançou o V8-430, com 50 hp a mais do que o V8-380, inserido no mercado brasileiro em abril deste ano. Leve para um motor desta potência, é o motor V8 marítimo a gasolina com a melhor relação peso/potência do segmento. Este V8 usa o sistema de monitoramento eletrônico EVC da Volvo que, interligado ao GPS, possibilita uma série de recursos ao piloto, incluindo joystick para controlar as rabetas durante as manobras de atracação e ajuste automático de velocidade do barco, como nos automóveis.
Também tem lançamentos para a linha de acessórios da Volvo. A empresa desenvolveu o Glass Cockpit System, uma plataforma eletrônica que, desenvolvida em parceria com a Garmim, integra os motores, bem como todas as funções de outro sistema eletrônico da Volvo, o EVC, com os recursos de navegação. Através de um ou mais monitores touchscreen de 8 a 19 polegadas, tem-se acesso de maneira intuitiva a tudo que envolve os motores, incluindo alarmes e funções do EVC, como ajuste automático de velocidade, posicionamento dinâmico da lancha usando o GPS e piloto automático. Uma das características mais interessantes do Glass Cockpit System é a chamada Auto Guidance, que, através da análise de profundidade da carta náutica eletrônica do aparelho, cria uma rota segura para o piloto na região navegada.
A Volvo ainda promete para o último trimestre deste ano o Interceptor System, ou IS, desenvolvido principalmente para barcos maiores que 40 pés, equipados com propulsão IPS, rabeta convencional ou eixo e pé de galinha. O sistema IS, interligado ao EVC, gerencia automaticamente o trim, inclinação do casco em relação à água, fazendo uso de grandes flapes verticais elétricos. Isto significa, por exemplo, que o IS atua de imediato para ajudar o barco a atingir rapidamente o regime de planeio, mantendo a proa o mais baixa possível na fase de aceleração. O sistema IS também se faz presente em curvas, abaixando a proa com o intuito de aumentar a visibilidade do piloto também nas manobras em velocidade. Com isto, a navegação torna-se mais segura e mais econômica, pois, mantendo a posição correta do casco em movimento, diminui-se o consumo de combustível. Desenhado para quem não tem nenhuma experiência com o manejo dos flapes, o IS pode ainda ser operado manualmente.
Fonte: Náutica Online.