Grande cuidado nos procedimentos para que as Vieiras cheguem nos pratos dos restaurantes com qualidade nota 10

.

12-07-15-vieiras-cuidado-nos-procedientos

Todos os procedimentos do crescimento da vieira fazem com que ela seja um PRODUTO ORGÂNICO.

VIEIRAS  (nome português da concha) também chamada de Coquilles de Saint- Jacques (nome Frances) ou simplesmente Coquilles é um dos mais saborosos frutos do mar e um dos mais procurados pelos grandes chefs de todo o Brasil principalmente nos melhores restaurantes de frutos do mar dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

Acompanhe a seguir as etapas desde a reprodução até a hora que  chega em seu prato.

01 - a reprodução é ativada por meio de mudança de temperatura da água - nada quimico é usado para ativar a desova.
02 - as larvas são coletadas em placas onde se agarram no inicio da vida.
03 - estas larvas crescem e viram o que chamamos de sementes - já é uma vieira só que com menos de um cm de diâmentro.
04 - estas sementes com dois meses de vida são separadas por tamanho e já vão para o mar em locais de águas limpidas - se tiver um pouco de poluição que seja, morre tudo.
As vieiras funcionam como indicadores de proteção ambiental — só sobrevivem em águas livres de poluição. A Baia da Ilha Grande com suas águas calmas, limpas e profundas é o melhor lugar do Brasil para se criar vieiras.
05 - periodicamente são retiradas da água, é feita uma limpeza na casca e separadas por tamanho - sempre tem umas que crescem mais rápido do que outras.
06 - com um ano já se encontram com uns 7 cm de diâmetro - (menor tamanho comercial) mas seu músculo ainda não tem um tamanho ideal para ficar bonito em um prato.
07 - com aproximadamente um ano e meio já tem 8,5 a 9,5 cm de diâmetro - pouca coisa maior mas seu músculo já cresceu muito mais proporcionalmente e é o tamanho que os grandes chefs usam em seus pratos.
08 - são retirados da água do mar, lavados e comercializados de três maneiras:
8ª - são vendidos vivos para consumo direto.
8B - são resfriados ou congelados na casca e embalados em caixas de isopor para seguir para alguns restaurantes.
8C - são limpos e a musculatura + ova são embalados a vacuo e congelados para seguir para os restaurantes - é o modo que a maioria dos restaurantes estão utilizando. Com até dois meses, mantém o sabor natural.

Vejam fotos da sequência: